fev
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ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Posso monitorar a concorrência?
Muitos executivos e donos de empresa vivem este dilema “moral” sobre monitorar ou não a concorrência. E fica a pergunta: devo ou não fazer a análise da concorrência?
Penso que muitas vezes: ocorre uma confusão em relação a prática de monitoramento legal da concorrência com a ilegal e criminosa prática de “Espionagem Industrial e/ou empresarial”.
Antes de mais nada, é natural que as organizações, em uma análise SWOT por exemplo, monitorem o ambiente externo, pois nele concentram-se as ameaças e oportunidades, não sendo então esta prática de monitoramento de players do mercado, tida como criminosa.
No contexto mercadológico, é de grande importância a existência de processos e/ou sistema de inteligência competitiva, de forma a produzir conhecimento estratégico relevante sobre sua posição competitiva. Sendo assim, entendo que o monitoramento da concorrência não seja uma possibilidade, mas um dever. *
Níveis de Concorrência
Em uma análise da concorrência podemos considerar o “Oceano Azul” como o nível ideal de concorrência, e o “Oceano Vermelho” como o nível mais perigoso, e não recomendado, de atuação em um mercado.
Por seguinte, no oceano azul, adentramos em novos setores de mercado até então inexplorados pela turma que navega no oceano vermelho. Neste caso, a concorrência se torna irrelevante e as empresas suportam altos níveis de desempenho com inovação.
No oceano vermelho, encontramos um ecossistema extremamente competitivo, onde a oferta é maior que a demanda, as fronteiras setoriais estão bem definidas e aceitas e as empresas que geralmente comercializam commodities, lutam uma batalha inglória, pelo mesmo mercado.
Quem são meus concorrentes?
Desta forma, concorrentes não são apenas aqueles que oferecem o mesmo tipo de produto, serviço ou solução que o seu negócio, mas, também, aqueles que disputam o mesmo público.
Da mesma forma que se a sua empresa, por exemplo, é uma Pizzaria, naturalmente outras pizzarias em seu raio de atuação (Praça) são seus concorrentes naturais, mas e uma Hamburgueria, também não seria? Uma creperia? Logo, disputou o seu público e a sua receita, é concorrente.
Como monitorar
Antes de iniciar o monitoramento, é importante que as questões a seguir sejam respondidas.
Quem eu desejo monitorar?
Quais os principáis competidores?
Objetivo da análise?
O que desejo obter?
Quem eu desejo ultrapassar?
Com as respostas às questões acima, chega o momento de iniciar o monitoramento da concorrência.
Plano de Monitoramento
Uma das principais etapas de um efetivo monitoramento da concorrência é a Coleta de Dados.
Algumas das principais fontes de dados são a Mídia Tradicional, Mídias Sociais, Sites e Blogs, Canais de vendas, Pesquisas de palavras chave, Clientes e Pesquisas de mercado.
Implemente o monitoramento da concorrência na sua rotina de vendas e em todos os canais possíveis.
Tão importante quanto coletar dados são os Relatórios Estratégicos. Estes relatórios servem para compilar, de forma estruturada, analítica as informações capturadas estrategicamente, de forma a validar a posição empresarial em relação aos concorrentes e criar um plano de ação competitivo, derivando ações, melhorias ou correções de rota, estratégia e posicionamento de marketing.
Em suma, derivam por exemplo, de um plano de monitoramento da concorrência bem executado, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, serviços e processos, que irão contribuir de forma significativa, ao atingimento de metas e resultados previstos no planejamento estratégico.
Por Andre Medeiros, Diretor Inteligência de Mercado PBS Brasil
Referências Bibliográficas
- BERGERON;HILLER, 2002, PORTER, 1980
- “A Estratégia do Oceano Azul”, Livro por W. Chan Kim Renée Mauborgne
- “Estratégia Competitiva – Técnicas Para Análise de Indústrias e da Concorrência”, Livro por Michael E. PORTER
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