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LÍDER COMUNICADOR
As habilidades e os desafios do Líder Comunicador: uma palestra em Brasília.
Provavelmente em algum momento das nossas vidas, fomos convidados e até mesmo “obrigados” a falar em público, seja na apresentação de um trabalho escolar ou universitário, em uma colação de grau, em uma celebração familiar ou empresarial, em algum evento ou reunião de equipe. Desconfio que praticamente a grande maioria de nós, passou por aquela sensação de insegurança e ansiedade, o famoso: “frio na barriga”.
Certa vez fui designado para representar a empresa que trabalhava, uma das maiores do país, em um congresso sobre tecnologia em Brasília, o tema foi: “Comunicações Unificadas”. Foi algo inovador, que atualmente estamos todos praticamente mais do que adaptados, devido a pandemia covid-19, que nos obrigou a adaptar nossa comunicação em plataformas digitais, utilizando som, imagem, linguagens e ferramentas, que até então, eram de pouco uso e desconhecidas por muitos.
Esse congresso foi realizado em um auditório com capacidade para 500 pessoas, o público era formado de executivos de grandes empresas privadas e estatais, incluindo bancos e o Governo Federal. Apesar de possuir domínio sobre o tema, ter preparado material, passado e revisado o conteúdo várias vezes, quanto mais se aproximava a data do evento, maior era o “frio na barriga”.
Inúmeras preocupações rondavam minha mente. O conteúdo é relevante? Conseguirei falar adequadamente? Como será a participação do público? Terei atenção e o interesse do público?
Reter a atenção do público
Muitos artigos tem falado sobre a importância da habilidade de “saber ouvir”, para que tenhamos conversas mais produtivas e possamos nos comunicar melhor. Acredito na importância de deixarmos as pessoas colocarem o seu ponto de vista, para então somente, apresentarmos o nosso. Teremos tempo evoluir nosso ponto de vista, de até mesmo mudá-lo antes de externá-lo. Contudo, não basta saber ouvir, também é importante quanto ouvir, ser ouvido. E no meu caso, nesta derradeira palestra em Brasília, eu não teria a oportunidade de ouvir o que a audiência pensava sobre o tema, antes de minha apresentação.
Os desafios da atenção
Em uma sociedade de infinitas distrações, em sua maioria, provocadas pelos dispositivos móveis que conectam tudo e todos o tempo todo, e as doses viciantes de dopamina, despertadas por eficientes estratégias de marketing, que disputam e tornam a atenção, a audiência, um dos ativos mais escassos e disputados da atualidade. Como tornar aquela palestra interessante a ponto de vencer a tentação da audiência pelos seus dispositivos móveis?
Percebi que o humor e o Story Telling podiam ser meus aliados e decidi. No hotel em Brasília, a noite anterior a palestra, inclui alguns slides no início da apresentação, contando a história das telecomunicações, e como eu fazia parte dela, afinal meus pais se conhecerem numa grande estatal de telecomuicações. Nasci em 1972 quando não tinha internet ou PCs, em 1998 fui aprovado em concurso público para esta mesma empresa, a Telerj, onde participei do nascimento da internet no país, da popularização dos PCs (computadores pessoais) e do surgimento da telefonia móvel até o advento das comunicações unificadas.
Com esta narrativa, consegui atrair e reter a atenção do público, e por incrível que pareça, o “frio na barriga” havia desaparecido.
Comunicação: impactos na produtividade
Um dos princípios das comunicações unificadas, era justamente o ganho de produtividade, a partir da integração de canais e ferramentas de colaboração. Entretanto, podemos observar em muitas empresas, uma considerável perda de produtividade, provocada pelo uso indevido, de dispositivos móveis e PCs, conectados a aplicações e programas, que nem sempre, tem qualquer ligação com a atividade laboral desempenhada e as metas corporativas.
Mais de 55% dos líderes, acreditam que o celular é o maior culpado pela falta de produtividade nas equipes, sendo que 82% dos funcionários olham com considerável frequência para seus smartphones o tempo inteiro durante a jornada de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pelo CareerBuider, profissionais que utilizam celulares com fins pessoais dentro das empresas, estão usando tempo remunerado de trabalho em atividades não relacionadas às suas funções e objetivos.
Como elevar o nível de atenção: Reduza interferências e distrações
É neste momento, mas não somente, que a figura do Líder Comunicador é fundamental. Atento a tudo e a todos, ele estabelece um diálogo franco, com propósito e visão – após ouvir todos os pontos de vista – estabelece regras comumente estabelecidas. Sim, para você ser ouvido, é preciso ouvir atentamente e ter de fato, empatia.
Pensando sobre isso, quebrei o protocolo da palestra, onde somente ao final, haveria uma mesa redonda sobre o tema, e abrir momentos de participação do público, o que para minha sorte, deu muito certo.
Como elevar o nível de atenção: poderosa ferramenta de atenção e audiência
A voz humana é uma, senão a mais, poderosa ferramenta de comunicação. Falar demais, não significa comunicar, nem tampouco, ser eficaz na comunicação. E muitas vezes é preciso de fato, tomar cuidado com isso, pois nos idos de 1972 quando nasci, devo ter “engolido uma vitrola”. Então, cuidemos para sermos objetivos, pragmáticos, trazendo dados e fatos, não opiniões, sendo sinceros, organizados e principalmente claros em relação ao propósito e objetivos esperados quando formos comunicar. Foi o que fiz ao estruturar a palestra e os slides.
O fim e pós palestra
Para minha surpresa, aquela interação com um público antenado, conhecedor e exigente, foi extremamente positiva, tivemos excelentes interações. A palestra fluiu muito bem e quando percebi, havia chegado ao fim dentro do tempo previsto. Com a sensação de dever cumprido, de ter representado bem a empresa que me designou o desafio, e ter defendido o que acreditava e o que hoje se transformou em uma realidade global.
Havia na plateia um executivo nacional desta mesma empresa, que estava encumbido de assistir e naturalmente, avaliar a palestra e o palestrante. Imediatamente após terminarmos a mesa redonda, onde discutimos abertamente todos os conteúdos apresentados nas palestras da manhã, fui chamado por ele, e recebido com forte abraço e aperto de mãos, com a expressão “foi demais!”. Vários potenciais clientes foram falar com ele sobre o tema, elogiando minha abordagem e o ponto de vista da empresa sobre comunicações unificadas.
Então, ter a ciência da importância e possíveis impactos – positivos e negativos – da comunicação, é o primeiro passo para nos dedicarmos, estudarmos e cuidarmos com muita seriedade das nossas palavras e mensagens.
Para finalizar deixo aqui algumas dicas interessante, sobre comunicação.
Os quatro pilares do Líder Comunicador e da comunicação assertiva
Segundo Julian Treasure, existem quatro alicerces da comunicação que formam a palavra “HAIL”
- Honestidade: Ser claro e honesto no que diz;
- Autenticidade: Ser você mesmo e se sustentar na própria verdade;
- Integridade: Ser a sua palavra e agir de acordo com o que fala;
- Amor (Love): Deseje o bem as pessoas, comunique para o bem.
Peter Drucker, diz que o mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito, de forma a entender os interesses da pessoa com quem eu estou interagindo, enxergar o que não está explícito na comunicação, para que assim possamos fazer melhores argumentos e criar uma conexão da forma adequada.
Cabe ao Líder Comunicador associar sua capacidade de ouvir contextualmente, e se comunicar assertivamente, de forma a perceber o momento certo e a forma adequada de expressar o que pensa e seu propósito. Assim, fazendo com que o outro pare de fato, para ouví-lo atentamente, com respeito e consideração, mesmo que a princípio, não pense da mesma forma, conseguindo assim, gerar expressivos resultados para as organizações, criando equipes engajadas e verdadeiramente comprometidas.
Espero que tenham gostado dessa amostra que abordaremos com maior profundidade em nossa Trilha de Desenvolvimento em Liderança sob o tema Liderança Comunicadora. Entre em contato conosco e garanta sua vaga, será um prazer ter você conosco nessa jornada de trocas e aprendizado. Até mais!
Por Andre Medeiros, especialista PBS Brasil