Final de ano chegando e a tão esperada confraternização corporativa volta para a pauta das empresas, e para as conversas de corredor com os colaboradores.

De certo que, após o início da pandemia, esse momento de descompressão não será mais o mesmo. Será mesmo?
Em pesquisa realizada pela People & Business Solutions, Consultoria empresarial em Nova Friburgo, com 20 Empresários e Gestores de Recursos Humanos de Nova Friburgo, Rio de Janeiro e São Paulo, foi possível identificar que 55% das empresas optaram por realizar a confraternização de final de ano presencial em 2021, apenas 13% realizarão online e os demais 32% da amostra informaram que não realizarão ou não decidiram ainda como será o evento deste ano.
A pesquisa ainda apresentou alguns dados interessantes sobre as confraternizações. A maioria dos eventos será destinada aos colaboradores sem a presença de familiares e 31% da amostra selecionou um local fora da empresa para esse momento festivo.
Além disso, 50% das confraternizações terão bebida alcóolica liberada e custeada pela empresa. Por falar em custeio, 91% das empresas participantes concederão a seus colaboradores, um valor em espécie, cartão alimentação ou cesta de Natal, sendo este último o mais utilizado. Pensando neste mimo Natalino, 77% da amostra disponibilizará até R$ 250,00 por colaborador nesta ação. Tendo ainda 13% da amostragem, trazendo um agrado também para filhos de colaboradores, com valor em média de até R$ 500,00.
Presencial, online, com ou sem presente de final de ano, gostaria de compartilhar algumas dicas importantes para a organização de confraternizações corporativas:

1. Momento de Comemoração e Gratidão

Lembrem-se em todos os momentos que o principal objetivo das festas de final de ano é sempre comemorar e agradecer pelas conquistas obtidas durante o ano. Sejam metas, sejam evoluções, crescimento ou apenas aprendizado. Portanto, nas ações realizadas, coloquem a comemoração e o agradecimento como o foco principal do evento.

2. Entenda seu público

A festa é para os colaboradores e em muitos casos também para os familiares, logo, os hábitos da maioria devem ser considerados. Estilo musical, ornamentação e atrações, caso houver, devem ser escolhidas baseadas no gosto dos participantes e não no gosto pessoal do organizador.
Levem em consideração a informalidade, de acordo com o comportamento padrão da equipe. Considere também limites, uma vez que em todos os ambientes sempre existem os exagerados que esquecem que, apesar da informalidade, ainda estamos tratando de um evento corporativo de descontração.
Festas temáticas são uma boa pedida para unir diversão e envolvimento da equipe, será que sua equipe aceitaria essa ideia?

3 – Falas são importantes, mas discursos não são bem vindos

O momento de toda a equipe reunida é sempre uma oportunidade para agradecimentos. Mas garantam o objetivo do evento, sem discursos prolongados.
Vale a pena lembrar que a expectativa e ansiedade dos participantes pelo momento descontraído é elevada, e os discursos só adiam cada vez mais esse momento.

VAI SER ONLINE!

Então a sua confraternização deve ter mais alguns pontos de atenção em especial. Um deles é a conexão, deve ser garantida por toda a transmissão. Está se tornando comum a contratação de empresas especialistas em realizar essa modalidade de evento para garantir a alegria da equipe.
Além da conexão, e do que foi falado até aqui, o tempo de duração é outro ponto crucial para o sucesso do evento.
Não é por ser online que tem que ser rápido, a duração depende de muitos fatores, e um deles é a cultura da sua empresa, e logo, o perfil dos colaboradores. Seja por 2h ou um dia inteiro, monte um cronograma interativo, e faça com que todos se mexam entre uma atividade e outra para garantir a atenção e dar dinâmica às atividades que pedem interação.
Seja ginástica laboral, meditação, yoga, sorteios ou tudo isso, busque a garantia da interação e integração da equipe.
Uma dica bacana para confraternizações online, é utilizar do distanciamento para preparar uma surpresa delivery para os participantes. Outra dica é estimular a interação através de QR Codes e vales de descontos a serem utilizados em aplicativos de comida, e transporte.
No desenvolvimento da sua festa, trabalhe com a imaginação para fazer a integração da equipe e alegria aos colaboradores!
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Por Aline Parise, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da PBS.

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